Eleição: Seis organizações da sociedade civil são eleitas para o CEDCAR

Depois de 10 anos, a sociedade civil de forma organizada promoveu eleição livre e democrática para a escolha das novas organizações que irão compor o colegiado do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima -Cedcar .

A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 05 de março na casa dos conselhos e foi convocada pelo Cedcar e presidida pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram eleitas seis organizações da sociedade civil para o mandato de 2024/2026 . Na lista de eleitoras estavam nove organizações inscritas, mas somente sete se declararam candidatas a disputar as seis vagas destinadas ao colegiado . A apuração ocorreu após a eleição. Às organizações Raízes Brasileira - Escola de Capoeira e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima -Sinjoper se inscreveram apenas como organizações eleitoras e portanto não disputaram a eleição.  

Para o conselheiro do Cedcar, Paulo Thadeu, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima , "o Sinjoper há décadas participa deste colegiado. No ano passado assumimos a coordenação executiva do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Fórum DCA e através da Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ a suplência junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente CONANDA . Nosso sindicato já ocupou por três vezes a presidência desse colegiado. Já era necessário dentro desse processo de reorganização após vários percursos como a pandemia, a conjuntura política, trazer outros segmentos da sociedade civil para a pauta da criança e do adolescente no estado de Roraima . Por isso a importância política e social desse processo democrático que ocorre hoje", disse Thadeu. O Sinjoper juntamente com a Procuradoria Geral de Roraima PGE e a Secretaria Executiva do CEDCAR fizeram parte da Comissão Eleitoral do processo . 

A posse será dia 15 de março na casa dos conselhos na Setrabes e segundo informou Jean Farias atual presidente do Cedcar representante da Associação doa Estudantes de Roraima ASSOER, única organização reeleita para a próxima gestão.

"Essa é a primeira vez em 30 anos do Cedcar que uma organização indígena foi eleita para compor o colegiado", se referindo a Texoli Associação Ninan, que atua na terra indígena Yanomami . 

Vejam a lista das organizações eleitas:

1. Associação dos conselheiros e ex conselheiros tutelares do Estado de Roraima.

2. Associação dos estudantes de Roraima 

3. Associação dos filhos e amigos do Ashe Tata Bokule

4. Grupo Roraimense de apoio a família e orientação ao usuário de drogas 

5. Sindicato dos trabalhadores de saúde do Estado de Roraima 

6. Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima .

Categoria:Notícias