Gente Empreendedora : Um café macuxi com o toque da “Baiana”

Se você chegar hoje em Boa Vista, capital de Roraima, pela primeira vez, e procurar um bom café da manhã, as pessoas vão te passar várias sugestões: Feira do São Francisco, Mercado Romeu Caldas...e o “café da Baiana”. Funcionando atualmente no mercado do bairro São Vicente e agora com um novo e aconchegante espaço localizado na Rua Capela número 224, loteamento cidade Universitária, no bairro Cidade Satélite, o “Delícias da Baiana” além de trazer um rico cardápio da culinária roraimense, como a tapioca e a paçoca com banana, o visitante será recebido por uma equipe composta de 16 colaboradores e com o grande sorriso da Anelita Alves Pinheiro, a Baiana, atendendo pela manhã  de segunda a segunda. 

Ela chegou em Boa Vista em 2012 e afirma que já “catou” latinha nas ruas, foi vendedora de cerveja, produtora de eventos e cuidou de estacionamento. “Um dia observei pessoas parando no meio da rua para tomar um cafezinho. Me veio a ideia de empreender um café da manhã. Meu pai foi padeiro”, diz com orgulho.

A nossa amiga empreendedora nasceu, lógico, no estado da  Bahia. Ainda adolescente seguiu com seus pais para o estado do Espírito Santo  onde morou  aproximadamente por onze anos. De lá, ela partiu para o estado de  Rondônia. Já adulta, “Baiana” começou a exercer diversas profissões : foi feirante e  vendedora em lojas. 

Os primeiros dias em Boa Vista 


A chegada em Boa Vista ocorreu a convite de sua irmã, que afirmou ser Roraima um estado promissor. A já adulta Anelita afirma que mesmo tendo apoio de sua irmã, a mesma passou por muitas dificuldades.

“ Sempre muito observadora e inquieta, com um espírito empreendedor , me espelhando em meu pai, descobri aqui uma cultura, que me oferecia uma possibilidade, de definir um trabalho na área de alimentação, e não perdi a oportunidade, comecei então a servir café da manhã. A princípio apenas com uma garrafa térmica e uma forma de bolo,  utilizando como espaço, a área coberta de uma pizzaria. Depois de algum tempo, consegui  um box na Feira de São Viscente , oferecido pela prefeitura de Boa Vista”, afirma .  

Aos poucos, Baina foi ampliando o seu negócio e, hoje conta com 2 empresas  ambas cafés da manhã, uma na Feira de São Viscente e outra no bairro  Cidade Satelite, com espaço prórpio. 

“Conto com uma equipe de 16 colaboradores que tem somado e me ajudado muito nessa caminhada. O dia a dia do trabalho é bastante agitado, acordo as 5 horas da manhã e após o expediente,  continuo na luta em contato com os fornecedores,  tendo em vista que, nem todos os produtos utilizados podem ser estocados, necessitando assim de idas e vindas aos mercados e feiras para conseguir produtos frescos e de boa qualidade, para melhor atender aos clientes”, diz.

Nossa grande Baiana afirma que todos os dias,  ao se levantar, consagra a Deus pelo trabalho, pelos clientes e colaboradores.

“Hoje somos em dez irmãos e minha mãe. Meu pai já  é falecido. Quatro irmãos moram em Goiânia,  dois em Rondônia,  um no Espírito Santo  e três aqui em Boa Vista. Nós  revesamos nos cuidados  com a minha mãe, hoje com 96 anos. As vezes me sinto cansada mas, ainda com forças para continuar empreender e inspirando outras pessoas”,afirma.

Ela termina a nossa entrevista falando de sentimentos. De gratidão por tudo que Deus lhe concedeu. 

Depois de você conhecer um pouco da Anelita, vale a pena comparecer e saborear o cafe da manhã em “Delícias da Baiana”. Venha !!!



Texto: Jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves 

Fotos: Arquivo pessoal da “Baiana”

Categoria:Notícias