OS GRÊMIOS ESTUDANTIS ESTÃO DE VOLTA - Mais de dez mil estudantes estão sendo mobilizados em 23 escolas estaduais

Os grêmios estudantis estão de volta! Depois de quase três anos sem promover a escolha dos representantes para as agremiações, estudantes de 23 escolas estaduais estão desde o início da semana indo às urnas para eleger os dirigentes dos grêmios estudantis. O pleito geral faz parte do projeto “Protagonismo Juvenil” que envolve a Associação dos Estudantes de Roraima -Assoer, organização estudantil que ocupa uma das cadeiras do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedcar, e a paceria da Secretaria de Estado da Educação e Desportos - Seed, da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social - Setrabes e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima - FDCA.

Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Thadeu Franco das Neves, representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima - Sinjoper, no Cedcar e conselheiro nacional do Conanda, o projeto envolve de início 17  escolas de Boa Vista, sendo duas dessas localizadas na zona rural e as oito demais nos municípios de Alto Alegre, Caracaraí e Cantá. “Essa é nossa primeira ação dentro de uma proposta a médio prazo que são as fundações dos Comitês de Participação de Adolescentes - CPAs, ferramenta criada através de resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, para promover o protagonismo juvenil dando o direito de ocupação e voz nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, os Cmdcas, amparados pela Lei Federal 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA”, destacou Thadeu afirmando ainda ser os grêmios estudantis o instrumento ideal de mobilização, representação e politização dos estudantes para a consolidação dos CPAs em todos os municípios do estado. “A lei federal 7.398 assegura a livre organização dos estudantes”, disse.

Para o estudante Andrey Bergue, a pandemia do coronavírus forçou a classe estudantil a ficar por anos isolada e em formato on line, o que para o representante da Assoer no projeto, só contribuiu para o distanciamento e falta de participação coletiva e reivindicatória dos estudantes. “Estamos voltando com as eleições dos grêmio estudantis, mesmo que ainda de forma tímida. Acreditamos que são sementes que estão sendo plantadas para fortalecer e destacar o protagonismo juvenil. O movimento estudantil sempre foi vanguarda de luta e resistência pautada nos direitos humanos. A nossa luta é por uma educação de qualidade interligada as ações sociais, esportivas e culturais do estudante, sem esquecer de sua formação política estudantil para ser ouvido no ambiente escolar. O grêmio estudantil representa essa voz do estudante”, disse.  

Estudantes organizam as chapas e integram as comissões eleitorais

Segundo a direção da Assoer, os própios estudantes realizaram a convocação do processo eleitoral nas escolas com a organização das comissões eleitorais, essas responsáveis de receberem as inscrições das chapas, organizar a eleição e empossar a direção do grêmio estudantil eleita. A primeira escola a realizar sua eleição foi a Presidente Castelo Branco localizada na sede do município de Caracaraí. “Mais de 400 alunos foram as urnas. Todo o processo foi organizado do início ao final por eles”, disse André Lucas Paz, secretário executivo do Cedcar.

Ontem mais três escolas realizaram as suas eleições, a Ayrton Senna, no bairro dos Estados, Gonçalves Dias localizada no Canarinho e a 13 de Setembro, localizada no bairro do mesmo nome. Para o estudante Juan Pablo,18, integrante da Comissão Eleitoral da escola Gonçalves Dias a efetivação do grêmio “dará mais voz aos estudantes”. Já para o estudante Anyolverz José Sabrano,17, os estudantes da escola 13 de Setembro compareceram em massa para escolher seus representantes estudantis numa eleição que segundo ele contou com a participação “de várias nacionalidades, povos e idiomas”.

A coordenação do projeto informa que hoje ocorrem  as eleições em 07 escolas estaduais, incluindo as localizadas nas vilas Reislândia, no Paredão , Taiano e São Silvestre, ambas no município de Alto Alegre. Para a próxima semana as demais escolas que integram o projeto  realizam as suas escolhas . 

Mais Informações: 99156-1353 ( Conselheiro do Cedcar Paulo Thadeu F. das Neves)


Representação da Assoer e do CEDCAR acompanhando o processo eleitoral dos Grêmios Estudantis.


Estudantes fortalecem o Grêmio Estudantil.


Apuração dos votos para o Grêmio Estudantil da Escola Estadual 13 de Setembro.


Estudantes da Escola Estadual Presidente Castelo Branco apurando os votos para o Grêmio Estudantil.

Categoria:Movimentos