CUT/RR realizará o congresso estadual nesta sexta-feira (25)
Durante o encontro será escolhida a nova diretora da entidade de classe e será debatido os três eixos que serão discutidos no Congresso Nacional, bem como a escolha dos delegados e delegadas. A Central Única dos Trabalhadores no Estado de Roraima (CUT/RR) realizará nesta sexta-feira (25), no auditório da CUT, localizado na Avenida Mário Homem de Melo, 3873, bairro Buritis, no horário de 8h as 11h30 e de 14h as 17h30, o 9º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT). Na ocasião será eleita e empossada a nova diretoria da entidade para o quadriênio 2023-2027.
A presidente da CUT-RR, Thoynha Matias, que também é coordenadora adjunta do 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT), explicou que o congresso estadual está realizado em todas as unidades da Federação, quando serão escolhidos os delegados e delegadas que vão participar do encontro em nível nacional. Conforme a programação, no período da manhã será feita uma análise da conjuntura estadual e os combates para a classe trabalhadora, balanço político e financeiro da atual gestão, diagnóstico do antes e depois da pandemia da Covid-19 e apresentação do Caderno de Texto do 14º CONCUT.
Os grupos de trabalhos vão explanar sobre os três eixos: Fortalecimento do sindicalismo CUTista, valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia dos direitos e da soberania; e a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade. À tarde, os congressistas vão construir o Plano de ação da CUT/RR que inclui a organização e finanças, formação e comunicação, e políticas específicas voltadas para as mulheres, juventudes, LGBTQIAP+ racial. No período da tarde também ocorrerá a eleição seguida da posse da nova direção da CUT/RR.