Documentário “Gyuri”, sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar junto aos Yanomami, é exibido no Cine Sesc, em Boa Vista

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) convida amigos e parceiros para a apresentação do Documentário “Gyuri”, sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami. A exibição acontece nessa quarta-feira (24), às 19h, no Cine Sesc do bairro Mecejana, em Boa Vista (RR).

Nesta semana, a Terra Indígena Yanomami completa 31 anos de homologação em meio a tragédia humanitária instala diante do descaso e omissão do último governo que - associado ao incentivo do garimpo, tirou vidas com surtos de doenças, ataques violentos, devastação e contaminação da Terra-Floresta.

A luta pela sobrevivência da vida está presente também no longa-metragem “Gyuri”, onde descreve que a fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida.

O filme, exibido no 25º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, é o primeiro longa da diretora pernambucana Mariana Lacerda, e traz outros personagens históricos da luta pela conquista do maior território indígena do Brasil: o xamã e líder político do povo Yanomami, Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, missionário católico, defensor dos povos originários. No filme, Kopenawa relata a admiração que sempre nutriu pela capacidade de Claudia em compreender a alma do outro. Em contraposição, critica o governo brasileiro, que nunca se importou com os indígenas.

Além do Documentário, que tem duração de uma hora e meia, o público vai ter a oportunidade de acompanhar um bate-papo com a diretora Mariana Lacerda, o filósofo Peter Pál Pelbart e o líder indígena Ênio Mayanawa Yanomami, diretor em saúde da Hutukara Associação Yanomami.

O filme “Gyuri” conta com apoio da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Instituto Socioambiental (ISA) e Galeria Vermelho, com recursos do Rumos Itaú Cultural, do Prodecine e do Funcultura Audiovisual. Produzido por Jaraguá Produções e Bebinho Salgado 45. A estreia nos cinemas está marcada para 7 de julho com distribuição da Descoloniza Filmes.
 
Sinopse:
Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
 
Ficha Técnica:
Direção: Mariana Lacerda
Gênero: Documentário
Duração: 1h 28min
País: Brasil
Roteiro: Mariana Lacerda e Paula Mercedes
Montagem: Mariana Lacerda e Paula Mercedes
Direção de fotografia: Pio Figueiroa e Marcelo Lacerda
Som direto: Gustavo Fioravante
Finalização: O Grivo
Design: Joana Amador
Produção: Bebinho Salgado 45 e Jaraguá Produções
Distribuição: Descoloniza Filmes
 
Sobre a diretora
Mariana Lacerda é documentarista e Gyuri é o seu primeiro longa-metragem. Formada em jornalismo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP. Escreveu e dirigiu os filmes de curta duração Menino-aranha (2008/2009), A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013), Baleia Magic Park (2015) e Deserto (2016, apara Aparelhamento, Ocupação Funarte/SP), vencedores de alguns prêmios interessantes e exibidos em festivais do Brasil, França, México, Lituânia e Portugal. Roteirista e diretora de quatro episódios das séries documentais para TV Expresso (Cine Brasil TV), e de um episódio de República da Poesia (Canal Curta, episódio Pagu, Musa Medusa), ambas com direção geral de Hilton Lacerda. Autora do livro Olinda (Bebinho Salgado 45/Cinemascópio 2015). Argumento, roteiro e direção da série documental para TV intitulada Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças, desenvolvida no Núcleo Criativo Cinemascópio, Recife (2016) e em fase de edição. Prêmio “melhor argumento” com o roteiro Gyuri, do primeiro RecLab, Recife, em 2016, projeto também selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016 e Funcultura 2016/2017.
 
Informações:
Exibição do Documentário “Gyuri”.  
Data: 24 de maio (quarta-feira), com entrada livre.
Local:Cine Sesc do bairro Mecejana, Boa Vista (RR)
Contato imprensa: (95) 991251277 (Evilene Paixão)
Categoria:Notícias