Solidariedade ao MST! Lutar não é crime!

Brasília – Trabalhadores sem terra, que participam do 6º Congresso Nacional do MST, fazem manifestação em favor da reforma agrária, na Esplanada dos Ministérios 

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro – PCB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) manifesta seu repúdio à formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no congresso nacional brasileiro, com o propósito de criminalizar o Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem Terra (MST) e outras organizações políticas e sociais inseridas na luta pela terra em nosso país.

A ultradireita brasileira mantém forte presença no parlamento brasileiro. Vinculada historicamente aos interesses dos latifundiários, tenta criminalizar os movimentos populares do campo com o objetivo explícito de inviabilizar a luta pela reforma agrária popular. Esta CPI contra o MST tenta esconder os crimes do agronegócio, tais como o uso indiscriminado dos agrotóxicos, os crimes ambientais e as crescentes denúncias de trabalho escravo.

O PCB, fundado em 25 de março de 1922, sempre esteve presente na luta pela terra e estará ao lado das organizações que defendem os interesses do povo trabalhador do campo. Fomos a primeira organização a pautar a luta pela reforma agrária, apoiamos a resistência popular no campo, construímos as Ligas Camponesas e lideramos o processo de organização do movimento sindical dos(as) trabalhadores(as) rurais que originou na formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Agrícolas (CONTAG).

Conclamamos as forças populares, entidades sindicais, estudantis e os movimentos populares a repudiar mais esta tentativa de criminalização dos movimentos sociais e a manifestar apoio e solidariedade ao MST e demais organizações de luta no campo. O acirramento da luta de classes tende a aumentar os conflitos no campo originados pelo desenvolvimento capitalista e a concentração fundiária. Somente a luta política organizada, com independência e combatividade, é capaz de fortalecer a resistência popular e garantir novas conquistas para a classe trabalhadora do campo e da cidade.

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS POPULARES!

TODO APOIO AO MST E DEMAIS ORGANIZAÇÕES DE LUTA NO CAMPO!

POR UMA REFORMA AGRÁRIA RADICAL!

Comissão Política Nacional do PCB

Categoria:Movimentos