EM BRASÍLIA - Sindicato dos Jornalistas de Roraima participa de mobilização nacional em defesa da PEC do diploma

Na agenda, encontro na Câmara Federal dos Deputados, com parlamentares coordenadores de bancadas

A partir desta terça-feira (18), até quinta-feira (20), o Sindicato dos Jornalistas de Roraima (Sinjoper), juntamente a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e sindicatos de todo o Brasil, participam da mobilização, em Brasília, em defesa da Proposta de Emenda à Constituição 206/2012, conhecida como PEC do Diploma.

Na agenda, encontro na Câmara Federal dos Deputados, com parlamentares coordenadores de bancadas de praticamente todas as regiões do país, com a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, com o Ministério do Trabalho e com a Advocacia Geral da União.

A intenção é cobrar dos parlamentares e chamar atenção da sociedade para a PEC. A Fenaj também busca apoio para a criação do Conselho Federal do Jornalismo (CFJ). O presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu, afirma que é preciso união nessa luta, que visa o atendimento das demandas da categoria.

“Vamos juntos lutar por essa reparação histórica, construindo uma vitoriosa campanha pela volta da obrigatoriedade do nosso diploma”, enfatizou.

A presidente da Fenaj destaca que a luta pela aprovação da PEC do diploma é prioridade na gestão. “A partir da errônea decisão do Supremo Tribunal Federal em 2009, nós ficamos fragilizados, enquanto categoria profissional e fomos precarizados pela grande mídia. Além disso, nossa atividade está sendo desenvolvida por pessoas não habilitadas. Essa é uma luta que precisa do apoio de toda categoria e da sociedade para que possamos resgatar uma série de direitos”. 

A PEC 206/2012 está pronta para ser votada desde 2015, fruto de negociação com três ex-presidentes da Câmara Federal (Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha e Rodrigo Maia), e entrou na pauta de votação 59 vezes, sem que fosse apreciada. Uma carta aos parlamentares foi preparada para sensibilizar sobre o tema.

Confira a agenda da caravana Fenaj, em Brasília:

Dia 18/04 (terça-feira)

9h – Encontro no saguão de acesso ao gabinete da liderança do Governo na Câmara dos Deputados

10h – Audiência com líderes partidários na Câmara dos Deputados 

11h – Ida às Comissões para corpo a copo com deputados

15h – Reunião com Vitor Marchetti, Assessor Especial do ministro Secretaria de Relações, com deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara. Audiência com o Secretário de Proteção ao Trabalhador, Carlos Augusto Simões Gonçalves Junior

18h – Reunião presencial no auditório do Sindicato dos Jornalistas do DF

Dia 19/04 (quarta-feira)

9h – Encontro da caravana no saguão de acesso ao gabinete da liderança do Governo na Câmara dos Deputados

10h – Corpo a corpo com deputados na Câmara Federal

14h15 – Encontro com deputado Aliel Machado (PV/PR)

15h – Encontro com a bancada de Roraima, no gabinete do senador Hiran Gonçalves

15h – Audiência com Ministro de Estado Chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias


Categoria:Movimentos