Roda de prosa & damurida: hoje tem pré lançamento do livro 'Arte Indígena Contemporânea'

Coletânea literária terá pré-lançamento  presencial hoje dia 10 de março a partir das 19h30 no Espaço Paricá - Em frente ao Pátio Roraima Shopping.

Organizado pelo professor e jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, o livro "A Arte Indígena Contemporânea - O trabalho de Jaider Esbell como contraponto a indústria cultural" é uma coletânea de textos escritos pelo organizador da obra e pelos professores Elemar Kleber Favreto e Josie Agatha Parrilha da Silva . O pré-lançamento especial terá bate-papo presencial será nesta sexta-feira, dia 10 de março, a partir das 19h, no Espaço Cultural Paricá, localizado na Rua João de Alencar, nº 2172, no bairro Aeroporto, em Boa Vista.

A obra mostra o trabalho do artista plástico, curador, escritor, educador, ativista, promotor cultural e pensador Macuxi Jaider Esbell,  que  faleceu aos 42 anos no dia 2 de novembro de 2021, quando participava da 34ª Bienal de São Paulo.

"O primeiro capítulo - o vôo da urubua Kamiranga - é um relato de vivência que tive com o artista desde o primeiro contato nos idos do século passado e um breve adeus espiritual nas dependências da 34ª Bienal de São Paulo, em 2021. O capítulo seguinte apresenta um estudo que fiz ainda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Roraima, quando  cursava Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Método, que resultou nesse artigo 'A Arte Indígena Contemporânea - O Trabalho de Jaider Esbell como Contraponto à Indústria Cultural'. E, por fim, o terceiro capítulo é uma publicação que foi construída conjuntamente pelos professores Elemar  Favretto e Josie Agatha Parrilha, que fala sobre o pensamento complexo e a arte indígena contemporânea no enfoque da Ciência/Tecnologia/Sociedade", detalha o escrito Paulo Thadeu .

"Nesse pré lançamento teremos um ritual de defumação com maruai, roda de prosa seguida de uma damurida. Quem solicitar hoje a obra, receberá o exemplar em sua residência com marcador de livro especial e com uma dedicatória de agradecimento. O pré lançamento é um momento muito íntimo e especial para quem organizou a obra" , destaca Thadeu.

O livro já se encontra disponível no site da editora www.casaeditorial.com.br  e segundo o autor, todo o lucro será repassado a família do escritor Jaider Esbell. O lançamento oficial da obra estar previsto somente para o mês de abril ou maio em conjunto com a Livraria Boa Vista e a Casa Editorial. Ele disse ainda que para o mês de setembro já existe um convite especial de participação na Bienal do Rio de Janeiro . 

"O desafio agora é divulgar o trabalho junto ao público escolar, facilitar a compreensão da arte indígena contemporânea como encantamento, ocupação e consolidação de espaço" , enfatiza Paulo Thadeu.

Show instrumental: Para o pré-lançamento do livro, o escritor informou ainda que terá a participação do músico Vitor Piani que fará uma apresentação especial com repertório de músicas instrumentais no violão solo. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 99156-1353, ou através das redes sociais do organizador Paulo Thadeu das Neves.


Perfil do escritor Paulo Thadeu Franco das Neves : Natural do Estado de Roraima, nascido na terra indígena Anaro, no município do Amajari. Servidor Púbico, professor da rede municipal e estadual de ensino. Jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Especialista em Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Métodos pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Escritor, produtor cultural e ativista dos direitos humanos . Editor do site de notícias Informe Popular. É filiado a Associação Brasileira de Imprensa- ABI. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima - SINJOPER. Membro do Conselho,  Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCAR. Integrante da Coordenação do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente Fórum DCA -RR e do Comitê Estadual Pela Democratização da Comunicação FNDC -RR. É membro do Coletivo Confluência Roda de Prosa e da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia - ALACA. Autor dos livros: Coração de Estudante, memórias de um militante(2012), Recortes, crônicas e reflexões(2018), De Repente um sonho (2021), E Viva São João (2021) e organizador do livro A Arte Indígena Contemporânea - O trabalho de Jaider Esbell como um contraponto a indústria cultural (2022).

Categoria:Notícias