A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA É DESTAQUE NA SEMANA

Coletânea literária terá pré-lançamento especial com bate-papo presencial no dia 10 de março a partir das 19h30 no Espaço Paricá - Em frente ao Pátio Roraima Shopping.

Organizado pelo professor e jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, o livro "A Arte Indígena Contemporânea - O trabalho de Jaider Esbell como contraponto a indústria cultural" é uma coletânea de textos escritos pelo organizador da obra e pelos professores Elemar Kleber Favreto e Josie Agatha Parrilha da Silva . O pré-lançamento especial com bate-papo presencial será nesta sexta-feira, dia 10 de março, a partir das 19h, no Espaço Cultural Paricá, localizado na Rua João de Alencar, nº 2172, no bairro Aeroporto, em Boa Vista.

A obra mostra o trabalho do artista plástico, curador, escritor, educador, ativista, promotor cultural e pensador Macuxi Jaider Esbell,  que  faleceu aos 42 anos no dia 2 de novembro de 2021, quando participava da 34ª Bienal de São Paulo.

"O primeiro capítulo - o vôo da urubua Kamiranga - é um relato de vivência que tive com o artista desde o primeiro contato nos idos do século passado e um breve adeus espiritual nas dependências da 34ª Bienal de São Paulo, em 2021. O capítulo seguinte apresenta um estudo que fizemos ainda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Roraima, quando  cursava Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Método, que resultou nesse artigo 'A Arte Indígena Contemporânea - O Trabalho de Jaider Esbell como Contraponto à Indústria Cultural'. E, por fim, o terceiro capítulo é uma publicação que foi construída conjuntamente pelos professores Elemar  Favretto e Josie Agatha Parrilha, que fala sobre o pensamento complexo e a arte indígena contemporânea no enfoque da Ciência/Tecnologia/Sociedade", detalha Thadeu . 

"Nesse pré lançamento teremos apenas 50 obras disponíveis que foram adquiridas especialmente para a ocasião.  O desafio agora é divulgar o trabalho junto ao público escolar, facilitar a compreensão da arte indígena contemporânea como encantamento, ocupação e consolidação de espaço. É uma obra que foi feita com muito carinho e tem essa pegada dentro da proposta do artista que nos deixou, mas que se encontra presente em nossas vidas através da sua arte", enfatiza Paulo Thadeu.

A obra está disponível para compra no site :

 www.editorialcasa.com.br

Toda a arrecadação do lucro anual será repassada à família do  Jaider Esbell. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 99156-1353, ou através das redes sociais do organizador Paulo Thadeu das Neves.


Perfil do escritor Paulo Thadeu Franco das Neves: Natural do Estado de Roraima, nascido na terra indígena Anaro, no município do Amajari. Servidor Púbico, professor da rede municipal e estadual de ensino. Jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Especialista em Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Métodos pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Escritor, produtor cultural e ativista dos direitos humanos . Editor do site de notícias Informe Popular. É filiado a Associação Brasileira de Imprensa- ABI. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima - SINJOPER. Membro do Conselho,  Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCAR. Integrante da Coordenação do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente Fórum DCA -RR e do Comitê Estadual Pela Democratização da Comunicação FNDC -RR. É membro do Coletivo Confluência Roda de Prosa e da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia - ALACA. Autor dos livros: Coração de Estudante, memórias de um militante(2012), Recortes, crônicas e reflexões(2018), De Repente um sonho (2021), E Viva São João (2021) e organizador do livro A Arte Indígena Contemporânea - O trabalho de Jaider Esbell como um contraponto a indústria cultural (2022).

TEXTO: WIRISMAR RAMOS

Categoria:Notícias