Conanda define nomes do Presidente e Vice-Presidenta do colegiado para 2023

Após eleição interna, representante do governo e da sociedade civil assumirão a liderança do Conselho.

A 311ª assembleia ordinária do colegiado acontece em Brasília (DF) até nesta quinta-feira (16).

O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, e a psicóloga Marina de Pol Poniwas foram escolhidos, respectivamente, presidente e vice-presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A definição dos nomes se deu nesta quarta-feira (15), durante a 311ª assembleia ordinária do colegiado, que acontece em Brasília (DF).

De acordo com o regimento do Conselho, a presidência é exercida por um representante do Governo Federal e a vice-presidência por um representante da sociedade civil no primeiro ano da atuação do colegiado. Para o próximo ano, haverá alternância na liderança, sendo a presidência representada pela sociedade civil, e a vice-presidência pelo governo federal.

A assembleia também aprovou o nome da servidora Laurenice Castro, indicada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC), para exercer o cargo de secretária-executiva do Conanda.

Logo após a eleição que definiu por unanimidade a mesa diretora, o presidente do Conanda, Ariel de Castro Alves, explicou o trabalho dos conselheiros na assembleia na sequencia da posse dos conselheiros nessa terça-feira (14). "São muitos os desafios, como o enfrentamento à fome, à miséria, à violência, à situação de rua, à exploração do trabalho infantil, à orfandade decorrente da Covid-19, à mortalidade infantil dos povos indígenas, à evasão escolar, à queda na vacinação infantil, às mortes de adolescentes e jovens", detalhou, indicando que o Conselho estará empenhado nas estratégias e propostas de políticas públicas que garantam prioridade aos direitos de crianças e adolescentes do país.

A vice-presidenta, Marina de Pol Poniwas, reiterou o trabalho consolidado para o fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. “Agradeço a confiança no meu nome e na representação junto ao Conselho Federal de Psicologia. Temos um trabalho de muito tempo na agenda de crianças e dos adolescentes, temos um projeto consolidado e não vamos nos furtar de assumir nossos compromissos enquanto ciência e profissão”, afirmou.

A reunião, que segue até esta quinta-feira (16), vai definir ainda os relatores das comissões permanentes do Conselho: Comissão de Políticas Públicas (CPP); Comissão de Mobilização e Formação (CMF); Comissão de Orçamento e Finanças (COF); e a Comissão de Direitos Humanos e Formação Parlamentar (CDHAP), além da Comissão Organizadora da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Presidente eleito do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ariel de Castro Alves.


Categoria:Movimentos