Municípios de Roraima participam de oficina de atividades do 1º semestre do Selo UNICEF

Nesta segunda e terça-feira, 06 e 07 de fevereiro, as equipes dos 15 municípios de Roraima inscritos no Selo UNICEF participam de atendimento presencial para as entregas das atividades do primeiro semestre de 2023. Os encontros acontecem na sede do Programa de Direitos Humanos e Cidadania (PDHC), localizado na Rua Coronel Pinto, nº 524, bairro Centro, em Boa Vista/RR. Na segunda-feira, o encontro ocorre das 14h às 17h30, e na terça-feira,  das 8h às 12h e das 14h às 17h. A capacitação acontece por meio da equipe técnica da Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF, edição 2021-2024, nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

O atendimento presencial tem como foco orientar e desenvolver as principais atividades em que as equipes municipais estejam precisando de apoio técnico. Entre elas estão a adesão à plataforma da Busca Ativa Vacinal (BAV), que precisa ser finalizada até dia 28 de fevereiro;  a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI); e relatório da reunião do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) de 2022, os quais precisam ser entregues até 31 de março, além das demais atividades do primeiro semestre de 2023.  

“O Selo é uma iniciativa que busca concretizar o compromisso da gestão municipal na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, propondo ações que auxiliam o alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência nos municípios. Promover os atendimentos presenciais impulsiona as equipes dos municípios a compartilharem experiências e também apoia com ferramentas para que alcancem as metas do primeiro semestre de 2023”, afirma Estela Caparelli, chefe do escritório do UNICEF em Roraima.

Conforme Glaucia Batista, articuladora do município de Alto Alegre, o atendimento presencial com a equipe técnica chegou em momento oportuno para somar. “Esse momento é  de grande relevância para nossa equipe municipal, pois temos a oportunidade de levar o material já em construção pra esclarecimentos de dúvida na prática, como é o caso do nosso PMPI, que já estamos em fase de finalização, mas com o olhar da equipe técnica vai ser possível concluir com êxito”, declara Glaucia.

Nádia Kelly Ambrósio dos Santos, mobilizadora da assistência social pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Normandia, afirma que a oportunidade do atendimento presencial é essencial para o município avançar nas atividades. “Essa oportunidade da equipe municipal ter um atendimento presencial da equipe técnica é muito importante para que possamos aprimorar nossos conhecimentos, principalmente no que se refere às informações que não conseguimos absorver com clareza  de forma online”, compartilha.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, garante que o atendimento presencial é um momento para dar suporte técnico necessário aos municípios nas entregas das ações do primeiro semestre. “Sabemos que as equipes municipais do Selo UNICEF, em Roraima, enfrentam desafios para conseguir desenvolver as atividades, principalmente com relação ao acesso à internet ou mesmo por terem outras atribuições em suas rotinas. Por isso, o atendimento presencial é indispensável para que esses municípios possam reservar um tempo para receber as orientações e se dedicar ao cumprimento dessas atividades, para que possam garantir as entregas do primeiro semestre de 2023 do Selo UNICEF”, garante Lucinete.

“Essa oportunidade da equipe técnica estar conosco em nosso estado para atendimento presencial é um momento de diálogo próximo e mais personalizado que certamente rende mais que os encontros online. Uma das entregas importantes nesse primeiro semestre é o PMPI, o qual já postei na PCJ, mas com a equipe é possível tirar dúvidas de todas as demais atividades”, explicou Giovany Sacramento, articulador do Selo UNICEF no município de Uiramutã.

Atividades do 1º semestre

Busca Ativa Vacinal – Etapa 1 – Adesão à plataforma da BAV e curso no AVA – 28/02/2023;

Elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI) -  31/03/2023;

Reunião do CMDCA de 2022 -  31/03/2023;

Busca Ativa Vacinal – Etapa 2 – Cursos Específicos e Cadastro da equipe na plataforma – 30/04/2023;

Realizar primeira etapa do INDIQUE – 31/05/2023;

Realizar Primeiro Registro de Práticas Qualificadas de Educação Infantil - 31/05/2023;

Primeira Medição da Busca Ativa Escolar – 31/05/2023;

Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar - 31/05/2023;

Programa de Lavagem de Mãos e Higiene na Pré-escola e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 30/06/2023

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.

Categoria:Movimentos