Comitiva Ministerial se reúne com representantes da sociedade civil para discutir crise Yanomami

O Sinjoper esteve presente na pessoa do presidente Paulo Thadeu Franco das Neves

Após encontro com o governador Antonio Denarium e secretários de Estado, na tarde desta segunda-feira, 30, no Palácio Senador Hélio Campos, a comitiva ministerial coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania se reuniu com representantes da sociedade civil na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Roraima (OAB/RR), em Boa Vista, para tratar da crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami.

O encontro com o governador e sua equipe se estendeu além do esperado, atrasando a reunião na OAB/RR em cerca de duas horas (estava agendada para às 17h, mas só começou por volta das 19h), encerrando às 22h.

Além da comitiva ministerial a reunião aberta da OAB/RR contou com a presença de toda a comitiva da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e representantes da sociedade civil, conselheiros de direitos e tutelares, integrantes do Fórum DCA, sindicatos e demais organizações não governamentais (ONGs), além de movimentos sociais.

Com assento no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), é uma das instituições que acompanham de perto e contribui para soluções sobra a situação de calamidade em que se encontra a Terra Indígena Yanomami e se fez representar na reunião, por meio de seu presidente, Paulo Thadeu Franco das Neves. O Sinjoper também participou da reunião, pela manhã, entre a comitiva presidencial e lideranças indígenas, na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

Na mesa de discussões estavam: o presidente da OAB/RR, Ednaldo Gomes Vidal; a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e conselheira federal titular pela OAB/SP, Silvia Virgínia Silva de Souza; a secretaria adjunta, corregedora e presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/RR, Andréia Vallandro; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), Maria Cruz; o secretario nacional da SNDCA, Ariel de Castro Alves; e o advogado da Hutukara, Luiz Henrique Reggi Pécora.

"Foi uma reunião muito proveitosa, com a participação dos seguimentos da sociedade civil que atuam nessa discussão dos povos indígenas, principalmente ligados aos movimentos estudantil e sindical, Diocese de Roraima, coletivos e núcleos políticos. As falas foram uníssonas em defesa dos povos indígenas, em especial se referindo ao povo Yanomami", disse Paulo Thadeu.

A fala da presidente do CEDCAR, conselheira Maria Cruz , foi pautada principalmente em procurar soluções emergenciais a curto, médio e longo prazos quanto à aplicação do Plano Tradicional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, aprovada em novembro do ano passado pelo colegiado.

As falas seguintes foram de cobrança pela retirada imediata dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. "Outro ponto a se destacar da reunião foi a proposta de ações conjuntas apoio aos povos que estão isolados e passando por essa problemática da questão sanitária, a questão da fome. O evento teve a participação muito grande mesmo da sociedade civil e foi um marco divisor de atuação e do envolvimento, afirmou o presidente do Sinjoper.

Paulo Thadeu disse ainda que o Fórum DCA, do qual o Sinjoper faz parte, está organizado para o mês de março a realização de um encontro estadual. "Esse encontro será de fortalecimento do Fórum DCA e também do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente", explicou.

O presidente do Sinjoper Paulo Thadeu com a liderança Yanomami Júnior Hekurari.

Categoria:Movimentos