Eleitor e eleitora, o que levar no dia da votação?

Faltam três dias para o 1º turno das Eleições 2022. Então estamos passando para lembrar a você eleitor e eleitora, alguns itens essenciais na hora de ir às urnas.  

Anota aí! 

O primeiro passo é saber em qual zona e seção eleitorais, você exercerá o direito ao voto. A consulta ao local de votação é rápida, simples e gratuita. E tudo isso está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, no link “Local de votação/zonas eleitorais”. Neste link você também encontrará os locais de votação para o voto em trânsito (caso esteja fora do seu domicílio eleitoral).

Você também pode usar o autoatendimento do eleitor(a) - Título NET no link AQUI e clicar em onde votar. 

 Após saber onde irá votar, ao chegar à sua zona e sessão eleitoral, você deve apresentar o título de eleitor(a) em papel ou em meio digital (e-Título) e um documento com foto (carteira de identidade; identidade social; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho eou carteira nacional de habilitação), inclusive se forem digitais. 

Uma observação! É obrigatório o eleitor ou eleitora levar o documento com foto. Você pode votar mesmo que esteja sem título, mas não pode esquecer um documento oficial com foto que comprove a sua identidade.  

Já escolheu seus candidatos e candidatas e fez a cola de papel com os números?  

Após escolher seus candidatos e candidatas, leve uma cola com seus números num papel. 

Atenção! levar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto à cabine de votação NÃO é permitido (art. 116 da Resolução TSE nº 23.708, de 01 de setembro de 2022.  

Pronto! Agora com a colinha de (papel), escolha os seus cinco candidatos(as) nessa ordem:  Deputado(a) federal, Deputado(a) estadual ou distrital; Senador(a); Governador(a) e Presidente. 

O voto só será válido se você assinar a lista e receber o comprovante de votação! Portanto, não se esqueça de pedir o comprovante de votação, caso o(a) mesário(a) não lhe entregue. Ele comprova que você votou e , inclusive, para quem é aposentado(a), pensionista ou tem outros benefícios do INSS, serve como prova de vida (art. 2º, inciso VII, da Portaria PRES|INSS nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022).   

Horário da votação nas Eleições 2022

Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Assim, municípios do Acre, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima, de 62 municípios do Amazonas e do distrito de Fernando de Noronha-PE devem se adequar ao horário da capital federal. 

– Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).

– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h

(abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)

[Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]

– Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h

(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h

(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h

(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

A divulgação dos resultados começará às 17h da hora oficial de Brasília.


Comunicação CONTAG Barack Fernandes, com informações do TSE 

Categoria:Notícias