Rui Machado celebra 40 anos de carreira com o espetáculo “Acordes Visuais”

Na programação, mostra de pinturas e cantores amazonenses acompanhados da Orquestra Filarmônica do Amazonas em espetáculo com composições de Rui Machado_


O artista plástico e compositor amazonense, Rui Machado, irá comemorar seus 40 anos de carreira nas artes plásticas e 25 anos compondo, em evento que vai celebrar sua contribuição para a cultura artística amazonense. “Acorde Visuais” é um espetáculo musical que reunirá amigos e companheiros da arte, fãs e admiradores de sua carreira, no dia 18 de agosto, às 20h, no Teatro Amazonas.


O evento traz composições musicais de Rui Machado, em sua programação, que serão interpretadas por Márcia Siqueira e convidados acompanhados da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo Maestro Marcelo de Jesus, e obras de arte em que Machado traz a cultura dos povos originários e a diversidade das culturas tradicionais. “A expressão da arte dele é a cultura originária e a valorização da cultura identitária. O que ele faz é uma forma de resistência, em 40 anos de carreira ele atravessou vários períodos políticos e vários ‘Brasis’, e hoje ainda precisamos falar sobre os nossos povos originários”, disse Cléia Viana, diretora do espetáculo e curadora da exposição Acordes Visuais.


A história da arte amazonense e de Rui Machado se misturam e por vezes se confundem, celebrar Machado é celebrar também a resistência da Amazônia, por onde o artista passou, fez amigos e levou a Amazônia em suas composições, colecionando recordações de carinho e reconhecimento de sua arte e doação.


“Ao longo desses anos coleciono cartas e textos de pessoas importantes do Amazonas e do Brasil, amigos queridos como o cacique David Kopenawa, do diretor Global do Fórum do Meio Ambiente, carta da embaixada dos Estados Unidos e de Portugal, carta da escritora brasileira Nélida Piñón e tantos outros, e agora vamos dividir alguns trechos dessas lembranças com o público no espetáculo”, declarou Machado.


*Acordes Visuais*


O evento está marcado para o dia 18 de agosto no Teatro Amazonas, um dia após completar mais um ano de vida. Além do espetáculo musical gratuito, a programação conta com exposição de quadros no hall e um vídeo que ficará disponível nas redes sociais de Rui Machado, além disso, quem não puder estar presente, o evento será transmitido pela TV Encontro das Águas.


*Rui Machado*


Realizou sua primeira exposição em 1982 no hall do Teatro Amazonas, com o nome “Travessia”, com apoio do jornalista Carlos Aguiar e apresentação do artista plástico Moacir Andrade. Seu primeiro prêmio de pintura veio no mesmo ano com o “Quadro Travessia”. Em 1984 lançou o livro “Anjos e Mistérios”, com apresentação da escritora Cacilda Barbosa e orelha assinada por Áureo Mello. Em 2017 ganhou seu primeiro prêmio de música, com a canção “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante.


*Serviço*

O quê: Espetáculo “Acordes Visuais”

Onde: Teatro Amazonas

Quando: 18 de agosto

Horário: às 20H



Para mais informações ou marcar entrevistas, entre em contato com a assessoria:

Larissa Freitas (92) 98410-3462

Rodrigo Guimarães (92) 98290-9079

Categoria:Notícias