CEDCAR promove encontro sobre os 32 anos do ECA

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima CEDCAR, realizou no último dia 13 de julho, na sala de reuniões da Casa da Mulher Brasileira um encontro que reuniu dezenas de atores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente do estado em data alusiva aos 32 anos da criação do estatuto da criança e do adolescente - ECA. O evento contou ainda com a presença do conselheiro Diego Alves, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA e da primeira dama do estado , Simone Denarium, titular da Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis).

Para a Presidente do CEDCAR, conselheira Maria do Perpétuo Socorro Mendes de Souza Cruz, ainda pela manhã os membros do colegiado e convidados se reuniram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RR, para uma reunião com o presidente do CONANDA. “Tivemos um momento muito importante para trocar informações da necessidade de ação conjunta e fortalecimento da rede “, destacou. 

A primeira dama do estado Simone Denarium agradeceu a participação de todo o sistema na reunião e destacou o apoio do Governo de Roraima nas diversas ações que envolve a criança e o adolescente. Para o presidente do CONANDA, Diego Alves, a vinda pela primeira fez ao estado representa um reconhecimento do conselho as diversas ações que o CEDCAR e parceiros vem realizando principalmente no que se refere ao apoio de crianças e adolescentes migrantes. “O ECA é uma lei que representa e defende crianças e adolescentes brasileiras e aquelas que são de outros países mais residem em nosso território nacional”, disse.

Na programação do evento, diversas mesas foram realizadas com a participação dos seguintes convidados e temas : Diego Alves, presidente do CONANDA,, “32 anos do Eca - avanços e Desafios”; Edlauva Oliveira dos Santos, prof. Doutora e representante do Comitê Estadual em Defesa da escola Pública,”Educação:Adolescentes em tempos de pandemia”; Elivania Aguiar, Delegada Adjunta da Polícia Civil de Roraima,”Lei nº 13.431: Atendimento especializado”; Janaine Voltolini de Oliveira, prof. Doutora da Universidade Estadual de Roraima - UERR, “Importância do Servio Social para o fortalecimento do Sistema de garantia de direitos”. 

Na ocasião, o conselheiro do Cedcar Paulo Thadeu Franco das Neves, coordenador do Fórum DCA/RR, apresentou o livro impresso “Olhares Primaveris” da professora mestre Catarina Janira, que trás relatos de 82 adolescentes brasileiros e migrantes em tempos de pandemia. A obra foi realizada pelo Coletivo Mosaico com apoio do fundo UNICEF. Na oportunidade ocorreu ainda o lançamento oficial do Estatuto da Criança e do Adolescente em formato e-book e com versão em espanhol “Eca en español - conectar los derechos humanos 100”, editado pela Casa Editorial e apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV. Os organizadores do eca na versão espanhol e em e-book foram: Paulo Thadeu Franco das Neves, Jean Farias da Costa, Sara Ribeiro Machado, André Lucas de Souza Paz e Joel Alfredo Ledezma. Para obter o e-book basta baixar gratuitamente no link https://editorialcasa.com.br/produto/eca-en-espanol/

Categoria:Notícias