Confira artistas de Roraima que se destacam no mundo Geek

via: Folha de Boa Vista

A cultura nerd é celebrada tradicionalmente no dia 25 de maio. Fazem parte desse mundo os filmes, as músicas, os jogos e muitas outras produções que envolvem imaginação e fantasia. Mas a origem da data remonta à literatura, mais especificamente ao “Dia da Toalha”, escolhido por fãs do livro Guia do Mochileiro das Galáxias – obra de ficção científica escrita por Douglas Adams e que apresenta o tal item de higiene como sendo essencial para a sobrevivência em viagens interplanetárias.

A comemoração se firmou quando, junto a essa história, somou-se a data de estreia do primeiro filme de Star Wars – 25 de maio –, sendo maio, além de tudo, o mês ideal para que a força esteja com você (“May 4th” be with you). A efeméride destaca a importância da cultura nerd, que sofreu preconceitos por muito tempo. Hoje, ela tem sua importância reconhecida entre crianças e adultos.

Em Roraima, o mundo Nerd e a cultura Geek são bastante amplas, com artistas que se destacam pelo seu trabalho no nosso estado e no resto do país. A FolhaBV listou alguns desses artistas que se dedicam a esse universo. Confira alguns

Quadrinhos:

Hipácia Caroline

Hipácia Caroline é mangaká roraimense, ilustradora, roteirista e quadrinista. Acadêmica de Artes Visuais na UFRR e atua como professora de desenho na Escola de Arte de Roraima.
Atualmente, possui três títulos publicados em Mangá com reconhecimento nacional: "Miipo"(2019), "Rua 24" (2020) e "Curupira" (2020).
Quem tiver interesse em adquirir e conhecer o novo mangá de Hipácia, pode fazer a compra diretamente seu site oficial https://www.hipaciacaroline.com/ ou visitar seu perfil no Instagram: @hipaciacaroline.


RHAFAEL PORTO

O artista é graduado em artes visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ficou conhecido por se destacar com histórias em quadrinhos, chegou a ganhar um concurso no Japão, ‘Silent Mangá Audition’, com uma obra chamada ‘Trust’. Ele também é autor de Tribo da Justiça, que conta a história dos personagens roraimenses Nerdinho, Trovoada, Paper boy e
Buttan. A história dos super- heróis se passa em Roraima e conta aventuras inusitadas.
Para acompanhar o trabalho de Rhafael basta seguir @rhafaporto

K-pop

PowerPuffGirls

Powerpuff Girlz cria coreografia do gênero musical  K-Pop em Roraima. E já tem até um videoclipe lançado na web. O interesse de criar o Powerpuff Girlz veio a partir de um grupo de amigas que perceberem um gosto incomum pelo gênero musical K-pop que além das músicas o estilo musical tem coreografias super produzidas abrangendo passos de outros estilos musicais, tal como hip-hop, entre outros. 

CINEMA

Alex Pizano

O cinema independente roraimense ganha um ar nerd por suas referências a H.P Lovecraft, Quentin Tarantino, Stanley Kubrick, ficção científica nos casos dos filmes de Alex Pizano. 

Cinéfilo de carteirinha, o amazonense Alex Pizano possui uma verdadeira paixão pela sétima arte. O seu grande amor começou na época em que era recepcionista em uma videolocadora.

Autodidata, o cineasta se dedica aos artifícios e técnicas da história do cinema mundial. Sua primeira experiência com o cinema foi com a pequena produção ‘Dívida sangrenta’, lançando em 2007.

Confira novidades do seu trabalho por meio do perfil @alexsandropizano

COSPLAY

Não é apenas um hobby, mas uma profissão. Além de participar e vencer vários campeonatos de cosplay, Thalyta Yohane, de 21 anos, encara se vestir como personagens de animes e quadrinhos como trabalho, afinal, a maioria das ‘fantasias’ são feitas por ela. Todo esse trabalho tem um resultado positivo, Yohane tem fãs em todo o Brasil e amigos que fez para dividir a paixão pelo cosplay e mundo dos personagens.

Para acompanhar o trabalho da artista basta seguir o perfil @yoha_cos no instagram.

BOTÓNS


Start bottons

Quem pensa em quadrinhos, séries e personagem de cinemas sabem que os fãs são verdadeiros devotos. Esse é o caso de Carlos Filhoe Amanda Barbosa que uniram o nerdismo ao empreendedorismo.

Donos da Start Bottons, eles criam e personalizam a paixão pelo mundo nerd por meio do bótons. 

Carlos conta que sempre gostou dos bótons, apesar de serem difíceis de encontrar na cidade, então a mini-fábrica surgiu pra suprir as pequenas encomendas dos amigos. “Em Boa Vista ainda há carência desse material, principalmente com temas atuais como os filmes, desenhos e jogos que estão sendo lançados”, disse. O resultado foi positivo, e as encomendas começaram a aparecer não apenas dos amigos, como de camiseterias e lojas especializadas.
Durante a semana, eles chegam a produzir 150 bótons, cada encomenda tem entrega útil de três dias. Para acompanhar o trabalho de Carlos e Amanda, basta segui-los no instagram: @ startbuttons e no facebook: /startbuttons/


Por Raísa Carvalho

Categoria:Notícias