Deputada Joenia vota favorável ao PL 2564 que cria piso salarial da enfermagem e recebe agradecimento do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima

Hoje foi uma votação histórica e vitoriosa para os profissionais da saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares e parteiras, com a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso salarial desses profissionais. Foram 449 a favor e 12 contra.
A deputada federal Joenia Wapichana, ao votar favorável, também reconheceu a luta da categoria e valorização dos profissionais. “ Pelo reconhecimento dessa classe que tem enfrentado a pandemia, que está lutando pela conquista de seus direitos do aumento do piso salarial, reconhecimento da mobilização e da luta, voto sim ao PL 2564”.
Durante a sessão, Joenia recebeu Josias Neves, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima, que prestou agradecimento à deputada pelo apoio ao projeto aprovado.
“Em nome dos profissionais de Roraima, agradecemos pelo apoio, deputada. Juntos vamos aprovar o PL 2564”, agradeceu.
“Conta com a Rede Sustentabilidade, porque onde há direitos profissionais, nós estamos defendendendo”, reforçou Joenia, ao manifestar seu posicionamento em defesa da melhoria da saúde, dos profissionais e do serviço público.
Piso aprovado
O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R $4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
Mais informações: Deputados aprovam projeto que cria piso salarial da enfermagem - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)
Fotos: Lohana Chaves