Cristina Serra, candidata à presidência da ABI, participa de roda de conversa com jornalistas do Norte

Cristina Serra, candidata à presidência da ABI na chapa 1 Democracia e Renovação, que tem como vice a jornalista Helena Chagas (Fotos de divulgação)

Manaus (AM) - Com o tema Diversidade regional e inclusiva no jornalismo, a candidata à presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Cristina Serra, é convidada para a roda de conversa ABI é do Norte, que acontece no dia 25 de abril (segunda-feira), para falar sobre as propostas da chapa 1 ABI-Democracia e Renovação, na qual concorre pela vice-presidência a jornalista Helena Chagas. O evento online, voltado aos profissionais e estudantes de comunicação, será transmitido pelo Youtube a partir das 20 horas, no horário de Brasília.
Participam como mediadores os jornalistas: Kátia Brasil, também candidata na chapa ABI-Democracia e Renovação ao cargo de Diretora Regional Norte e editora executiva da agência Amazônia Real; Simone Romero, assessora de Comunicação do mandato da deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA); e Paulo Thadeu, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper).
A roda de conversa ABI é do Norte: Diversidade regional e inclusiva no jornalismo contará com a participação de jornalistas que facilitarão o debate. São eles: Fábio Pontes, representando  Acre; Conceição Melquíades, do Amazonas; Cíntia Souza, do Amapá; José Gonçalves, de Rondônia;  Érica Figueredo, de Roraima; Bianca Levy, do Pará; e Gabriela Melo, de Tocantins. Leia no final do texto os perfis dos convidados do evento.   

Conheça  as propostas da  Chapa 1
As candidatas Cristina Serra e Helena Chagas, que podem ser as primeiras mulheres a dirigir a associação em 114 anos, propõem na chapa ABI - Democracia e Renovação a inclusão da diversidade regional com a representação de jornalistas nas diretorias e nos três conselhos, instâncias decisórias. “A defesa da regulação da mídia, para uma comunicação mais democrática, que representa, de fato, a diversidade e a pluralidade de opiniões” são propostas prioritárias das candidatas.
A chapa, que já tem diretorias no Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul, defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, e o combate a violência contra jornalistas. “Em muitos lugares do Brasil, especialmente fora dos grandes centros, o jornalismo é uma profissão de risco, e os profissionais têm que lidar com ameaças e intimidações frequentes de poderes políticos e econômicos locais.”, diz o programa da chapa 1.
A chapa ABI - Democracia e Renovação também pretende fazer uma ampla campanha de filiação nas cinco regiões do país e  criar o Prêmio Nacional ABI de Jornalismo, a ser disputado anualmente, entre jornalistas de todo o Brasil. “O prêmio deverá contemplar diversas categorias para refletir a diversidade da produção jornalística regional, de conteúdos editoriais e de formas de fazer jornalismo com diferentes suportes tecnológicos”,diz o programa, que pode ser lido no site https://www.democraciaerenovacao.com.br/.

Conheça os jornalistas da live 
ABI é do Norte: Diversidade regional e inclusiva no jornalismo
 
CONVIDADA | Cristina Serra é paraense e começou sua carreira de jornalista em Belém, em 1982, no jornal Resistência, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. No Rio de Janeiro, formou-se na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou no Jornal do Brasil, Revista Veja e Rede Globo. Na TV, trabalhou no Rio, em Brasília e foi correspondente em Nova Iorque. Estreou na literatura em 2018, com o livro "Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil". Tem três livros publicados e participa de duas coletâneas. Atualmente, é colunista da Folha de São Paulo. Filiada à ABI desde 1989. 
MEDIADORES

 
Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, trabalhou na TV Educativa e no jornal A Gazeta de Roraima (ambos em Roraima), Em Tempo e TV Cultura (ambos no Amazonas) e foi correspondente dos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 (pela Gazeta de Roraima) e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019. Ganhou o Prêmio Abraji de 2020 e o Comunique-se em 2021. Está na segunda posição dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É conselheira da Artigo 19 em defesa da Liberdade de Expressão. A jornalista é filiada da ABI e concorre ao cargo de diretora regional Norte na chapa 1 “Democracia e Renovoção”.
 Simone Romero é formada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela UFPA. É jornalista há 32 anos. Iniciou a carreira como repórter de cidades do jornal Folha do Norte. Foi repórter de economia e política do jornal O Liberal, repórter regional da Gazeta Mercantil em Belém e correspondente nacional do mesmo jornal em Manaus. Atuou ainda como consultora da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e redatora de Agências de Comunicação. Trabalhou com assessoria de imprensa e produção de conteúdo em campanhas eleitorais. Foi gerente de Jornalismo e Secretária Adjunta de Comunicação do Governo do Pará, além de assessora de imprensa das Secretarias de Estado Especial de Produção, de Administração e de Agricultura e Pesca. Atualmente é Assessora de Comunicação do mandato da deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA)
 Paulo Thadeu é presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper).  Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFRR).Especialização em Fundamentos da Filosofia, Conteúdo e Métodos (UERR). Mestrando em Comunicação Social (PPGCOM/UFRR). Professor da rede municipal e estadual de ensino. Diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter/mandato 2019/2022). Editor do site de notícias alternativas  "Informe Popular". Membro da mesa diretora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima  (CEDCAR) representando o Sinjoper. Ativistas dos Direitos Humanos no Coletivo Mosaico. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Parceiro da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.

FACILITADORES
 Fabio Pontes é jornalista acreano, há mais de uma década escrevendo, desde a Amazônia, sobre meio ambiente, povos indígenas e comunidades extrativistas, crises migratórias, mudanças climáticas (enchentes e secas severas) e a política regional. Já produziu reportagens para os principais veículos de imprensa do Acre e do país. Desde 2016 escreve para a agência Amazônia Real. 

 Conceição Melquíades é Coordenação da Comissão de Mulheres e integrante da Comissão de Ética do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP/AM). É  jornalista formada pela Uninorte. Atualmente é editora no portal AM1 e jornalista voluntária na Cruz Vermelha Brasileira Amazonas. Engajada em causas humanitárias, tem foco em reportagens sobre ribeirinhos, povos indígenas, pessoas em situação de vulnerabilidade e migrantes venezuelanos. Trabalhou nos jornais  Em Tempo, A Critica, Portal Amazônia Press, além de assessorias de entidades públicas. 
 Cíntia Souza é jornalista, consultora de Comunicação Social e novas mídias. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Iniciou a carreira assumindo a bancada em telejornais de emissoras afiliadas ao SBT e a TV Record. Foi a visibilidade nas telas e a naturalidade para conduzir entrevistas que a lançaram aos bastidores da produção audiovisual. Em 2005, passou a atuar como produtora em programas eleitorais partidários e a assinar roteiros para documentários e filmes institucionais (Tribunal Regional Eleitoral, SEBRAE-AP, Governo do Estado do Amapá, dentre outros). Em 2010, cursou Cinema Digital na Academia Internacional de Cinema - AIC, em São Paulo, e a partir de então ministra cursos sobre Roteirização, Produção Executiva, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Edição, Pós finalização e Direção Geral. 
 Bianca Levy é jornalista, escritora e artista paraense. Autora dos livros “Aquífera” (2018), “O veneno da cobra e da Maçã” (2021), e da exposição “Elemento TransitóRIO, caminho de volta para o mar” (2019). Foi repórter no jornal Diário do Pará, Rádio Unama e Rádio Cultura FM (Funtelpa). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade da Amazônia e mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará. Atualmente ministra cursos de Escrita Poética no Projeto Escreviver e produz reportagens sobre Direitos Humanos, luta pela terra, meio ambiente, Feminismos e Cultura de Matriz Africana.

 Josi Gonçalves é jornalista, defensora dos direitos humanos, empreendedora, mãe, blogueira, ativista social em causas como autismo, esquizofrenia e feminismo. Experiências de trabalho na gestão pública e privada, jornais impressos, online. Presta assessorias de imprensa e consultoria em comunicação. Foi repórter, editora e apresentadora em emissoras de TVs (Globo, Record, Rede TV). Colaboradora da BBC e UOL.
 Érica Figueredo é jornalista desde 2000, professora na rede pública de Roraima e integrante da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper). Formada pela Universidade Federal de Roraima  (UFRR) é também licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Em Roraima, atuou como repórter nas redações de jornais impressos e na Rádio FM Monte.  Foi produtora, apresentadora e repórter na Rede Amazônica em Roraima, tendo atuado na cobertura nacional para TV Globo como repórter de rede entre 2013 e 2019. Já recebeu o Prêmio Sesi de Jornalismo/RR e foi 1° lugar na categoria impresso no Concurso Cultural dos 30 Anos da Ale/RR. 
 Gabriela Melo é jornalista formada pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), com especialização em Ensino de comunicação/jornalismo: temas contemporâneos e mestra em Comunicação e Sociedade. Docente e coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG pela Portaria/Reitoria nº 037/2021. Diretora da Comissão de Ética do Sindjor-TO. Experiências em Assessorias de imprensa/comunicação. Trabalhos freelancer como repórter em revista, jornal impresso, online e telejornal. Pesquisadora pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Opaje - Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da UFT, coordenadora adjunta do Festival de divulgação científica Pint Of Science em Palmas. Integrante do coletivo de checagem de fatos, DesminTO. Organizou livros sobre estudos em jornalismo pela Editora Fi e pela Editora Universitária EdUFT.


PARA REDES SOCIAIS
 
Roda de conversa ABI é do Norte: Diversidade regional e inclusiva no jornalismo 
Convidada: Cristina Serra, candidata à Presidência da ABI na chapa 1 - Democracia e Renovação
Mediadores: Kátia Brasil (AM), Simone Romero (PA) e Paulo Thadeu (RR)
Facilitadores:  Fábio Pontes (AC); Conceição Melquíades (AM); Cíntia Souza (AP); Bianca Levy (PA); Josi Gonçalves (RO); Érica Figueredo (RR); e Gabriela Melo (TO).
Data: 25 de abril de 2022
Horário: a partir das 20h - horário de Brasília (DF)
19 h - em Manaus (AM)
18 h - em Rio Branco (AC)
Ao vivo no canal do Youtube ABI Democracia e Renovação
Público alvo: jornalistas, estudantes de comunicação e comunicadores
Informações: 092 9 8207 5542 (whastapp)


Categoria:Notícias