No ATL, deputada Joenia solicita revogaço dos atos presidenciais anti-indígenas do governo Bolsonaro

Durante a visita do pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, na manhã de hoje, 12, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede) falou dos atos contra os direitos dos povos indígenas, como o Projeto de Lei 490 e o 191/20, que permite mineração em terras indígenas e outros projetos aprovados no Congresso Nacional. A deputada solicitou revogaço de todos os atos presidenciais nos últimos três anos.   

Joenia solicitou, como primeiro ato em 2023, a revogação dos atos presidenciais que estão “ferindo a vida dos povos  indígenas”, segundo ela.  Na ocasião, a deputada e o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Condisi/Yanomami), Junior Hekurari, entregaram o relatório “ Yanomami sob Ataque”, publicado pela Hutukara Associação Yanomami (HAY), nesta segunda-feira, 11. 

Lula promoteu aos indígenas que reverterá os atos do atual presidente Jair Bolsonaro. "Tudo o que este governo decretou contra os povos indígenas deve ser revogado imediatamente", disse Lula, que ocupou a presidência por dois mandatos, de 2003 a 2010.

O ATL reúne mais de  8 mil indígenas e 200 povos de todo o Brasil, que estão desde o dia 4, em Brasília.

Foto: Lohana Chaves 

Categoria:Notícias