Exposição Jaider Esbell “Um Makuna’imî entre nós”

Os Artivistas (Artistas indígenas ativistas) amigos de Jaider Esbell que construíram juntos várias exposições coletivas e diversos projetos no Brasil, EUA e Países da Europa, com o objetivo de homenagear o grande Artivista Macuxi Jaider Esbell, maior expoente do AIC (Arte Indígena Contemporânea), realizarão uma grande exposição coletiva intitulada: Jaider Esbell  “Um Makuna’imî entre nós”, no dia 27 de março, às 19:00 horas, no Espaço Cultural Paricá. 

          A exposição tem como Curadora: Priscilla Cardoso Rodrigues e obras dos Artivistas Greice Rocha, Valdélia Wapixana, Milena MKX, Juci Carneiro & Wendenmara Gomes, Celestina F. da Silva, Delci F. Souza Martins, Dayana Soares, Ávilo Esbell, Bartô Macuxi, Isaias Miliano, Luís Matheus, Charles Gabriel, Makdones, Gustavo Caboco, Geovan Gabriel de Souza e Arawak.

         Será apresentado para o público um grande painel de 1,60 x 3,50 que foi pintado coletivamente pelos Artivistas para homenagear a genialidade e generosidade de Jaider Esbell. A obra foi composta baseada na luta e representações culturais, bem como simbologia do universo cosmológico indígena que Jaider expressava. Também tem como conteúdo a cosmogenese e a cosmopolítica, bandeiras quenJaider defendia da luta contra o garimpo, desmatamento, queimadas e as violências sociais contra os povos indígenas no Brasil e no mundo. 

           Na oportunidade lançaremos o E-book Jaider Esbell “Um Makuna’imî entre nós” que reúne textos dos artivistas, família, amigos, aquisitores, colecionadores e das pessoas que caminharam juntos na trajetória de Jaider. 

           A abertura oficial será realizada pela Pajé Macuxi Sra. Mariana com o ritual do Maruai, teremos a participação da dança do Parixara da Associação Cultural Kapoi, exposição de artesanato produzidos por indígenas, panelas de barro feitas pelas Mestras ceramistas indígenas da Raposa Serra do sol, e a participação da banda Sociedade de Esquina. 

             A exposição abre ao público as 17:00 horas com a apresentação do artesanato. A abertura oficial às 19:30 com a Curadora de Priscilla C. Rodrigues, também será servida uma damorida e caxiri para o público presente. A entrada será gratuita.

Categoria:Notícias